Um laudo técnico de engenharia é um documento elaborado por um profissional qualificado que analisa detalhadamente situações relacionadas a estruturas, instalações, equipamentos ou sistemas. Utilizado em transações imobiliárias, processos judiciais e vistorias de segurança, o laudo avalia conservação, desempenho estrutural, conformidade com normas e identificação de falhas. Deve ser claro, objetivo e embasado em conhecimentos técnicos para fornecer informações precisas e confiáveis.
Em edificações com área construída igual ou superior a 750m² ou altura igual ou superior a 12m, após transcorridos 15 (quinze) anos da emissão do “habite-se”. Posteriormente após 5, 3 e 1 ano a depender do tipo de imóvel.
Apesar de imóveis novos apresentarem menor probabilidade de problemas imediatos, é aconselhável realizar uma vistoria técnica para garantir a qualidade da construção, verificar conformidade com normas, identificar problemas latentes, obter documentação para garantia do construtor e planejar a manutenção futura. Mesmo em construções recentes, falhas na execução podem ocorrer. Uma vistoria independente, realizada por um engenheiro civil qualificado após a conclusão, oferece uma avaliação imparcial e é recomendada.
Um laudo técnico abrange detalhes da análise feita por um profissional qualificado, variando conforme o propósito. Geralmente, inclui identificação do imóvel, objetivo da análise, descrição das características físicas, análise técnica detalhada, ilustrações visuais, conclusões e recomendações, declaração de responsabilidade técnica do profissional, e anexos como normas aplicáveis e relatórios de testes. A sua elaboração deve seguir às normas técnicas condizentes.
A visita in-loco não é cobrada para grande parte região de Belo Horizonte. A BW Lopes preza pelo atendimento próximo e relacionamento direto entre engenheiro e cliente.
As vistorias são mais rápidas, levando alguns dias para serem concluídas. A laudo técnico leva cerca de 20 a 40 dias para ser elaborado e entregue, a variar de acordo com o tamanho da área vistoriada e com a complexidade do serviço a ser desempenhado.
Durante uma vistoria técnica em um imóvel, diversos métodos podem ser empregados, como termografia para identificar variações de temperatura, ultrassom para detectar vazamentos e avaliar espessuras, fissurômetro para medir fissuras, medição a laser, câmeras de inspeção remota, sensores de umidade, testes de laboratório, equipamentos de medição de estruturas e software de modelagem. A escolha depende do escopo da vistoria e do problema investigado, sendo comum a combinação de métodos. Profissionais qualificados são necessários para interpretar os resultados de forma precisa.
Receba uma visita técnica gratuita no seu imóvel! Basta informar o cupom abaixo pelo Whatsapp.
BWVISITA10
(válido para determinadas regiões de Belo Horizonte/MG)